Vegetações do Brasil
Conteúdo trabalhado com a turma do 7° ano "B"
Professora Juliana Calais.
O Brasil possui uma rica diversidade de vegetação isso se deve à sua grande extensão territorial e diversidade climática. O tipo de vegetação de determinada região irá depender, primordialmente, do seu tipo de clima. Entretanto, essa regra aplica-se somente a vegetações naturais ou nativas, pois a formação vegetal é o primeiro elemento da paisagem que o homem modifica e, portanto, está em constante transformação.
- FLORESTA AMAZÔNICA: É uma floresta tropical, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras.
- PANTANAL: É formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai.
- MATA ATLÂNTICA: É uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.
- MANGUEZAL: é um ecossistema costeiro que ocorre na transição entre a terra e o mar em regiões tropicais e subtropicais do mundo.
- CAATINGA: significa mata branca em tupi-guarani, fazendo uma referência à vegetação desse bioma no período de seca, que perde suas folhas e fica com aspecto esbranquiçado.
- ARAUCÁRIA: é o nome popular dado para a árvore da espécie Araucaria angustifolia, que também possui outros diversos nomes populares como: Pinheiro-do-paraná, Curi, Pinheiro-brasileiro, Pinheiro-caiová, Pinheiro-das-missões e Pinheiro-são-josé. A maior incidência na árvore conhecida no Brasil é no Paraná, sendo assim considerada a árvore símbolo no Estado. As araucárias são encontradas somente no hemisfério Sul.
- CERRADO: É uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.
- MATA DOS COCAIS: A Mata dos Cocais se formou ocupando lacunas de outras formações vegetais (cerrados e florestas amazonenses), que foram desmatadas para criação de pasto e exploração de madeira.
O tipo de vegetação de determinada região irá depender, primordialmente, do seu tipo de clima. Entretanto, essa regra aplica-se somente a vegetações naturais ou nativas, pois a formação vegetal é o primeiro elemento da paisagem que o homem modifica e, portanto, está em constante transformação.
BOM TRABALHO TURMA...
Nenhum comentário:
Postar um comentário