segunda-feira, 29 de maio de 2017

Conteúdos de Geografia


Vegetações do Brasil  

Conteúdo trabalhado com a turma do 7° ano "B"  

Professora Juliana Calais.


O Brasil possui uma rica diversidade de vegetação isso se deve à sua grande extensão territorial e diversidade climática. O tipo de vegetação de determinada região irá depender, primordialmente, do seu tipo de clima. Entretanto, essa regra aplica-se somente a vegetações naturais ou nativas, pois a formação vegetal é o primeiro elemento da paisagem que o homem modifica e, portanto, está em constante transformação.

  • FLORESTA AMAZÔNICA: É uma floresta tropical, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras.



  • PANTANAL: É formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai.



  • MATA ATLÂNTICA: É uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.



  • MANGUEZAL: é um ecossistema costeiro que ocorre na transição entre a terra e o mar em regiões tropicais e subtropicais do mundo.



  • CAATINGA: significa mata branca em tupi-guarani, fazendo uma referência à vegetação desse bioma no período de seca, que perde suas folhas e fica com aspecto esbranquiçado.


  • ARAUCÁRIA:  é o nome popular dado para a árvore da espécie Araucaria angustifolia, que também possui outros diversos nomes populares como: Pinheiro-do-paraná, Curi, Pinheiro-brasileiro, Pinheiro-caiová, Pinheiro-das-missões e Pinheiro-são-josé. A maior incidência na árvore conhecida no Brasil é no Paraná, sendo assim considerada a árvore símbolo no Estado. As araucárias são encontradas somente no hemisfério Sul.


  • CERRADO: É uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.


  • MATA DOS COCAIS: A Mata dos Cocais se formou ocupando lacunas de outras formações vegetais (cerrados e florestas amazonenses), que foram desmatadas para criação de pasto e exploração de madeira. 


O tipo de vegetação de determinada região irá depender, primordialmente, do seu tipo de clima. Entretanto, essa regra aplica-se somente a vegetações naturais ou nativas, pois a formação vegetal é o primeiro elemento da paisagem que o homem modifica e, portanto, está em constante transformação. 


BOM TRABALHO TURMA...

Nenhum comentário: