A curiosidade faz parte do instinto humano, faz com que um ser explore o universo ao seu redor compilando novas informações às que já possui. Explorar é a palavra! Ao explorar melhor o nosso ramo de atuação, curiosamente, perceberemos que sempre há um jeito de fazer melhor, de fazer a diferença.
Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, defende em uma de suas obras sobre pedagogia, a indissociabilidade entre ensino e pesquisa, pois faz parte da natureza da prática docente indagar, buscar, pesquisar. A pesquisa possibilita conhecer a novidade e contribui para que a curiosidade vá se tornando cada vez, metodicamente, mais rigorosa, e assim saia da ingenuidade e transforme-se em curiosidade epistemológica. De acordo com Paulo Freire a curiosidade epistemológica é construída pelo exercício crítico da capacidade de aprender. É a curiosidade que se torna metodicamente rigorosa e, se opõe à curiosidade ingênua que caracteriza o senso comum.
Sendo assim os alunos do 2° ano "A", movidos pela imensa curiosidade de saber o que era "AVELÃ", iniciaram na Sala Informatizada uma pesquisa sobre o assunto comentado em sala.
O que é Avelã?
- A Avelã é uma fruta considerada exótica, nascida da aveleira.
- A aveleira apresenta o tamanho de um arbusto; suas folhas têm a forma ovalada e são transitórias;
- Dentro do furto está a semente, que é a parte consumível, de paladar um tanto doce e oleaginoso.
Pesquisa na Sala Informatizada sobre "Avelã"
2° ano "A"...
Atividades realizadas depois da pesquisa...
Professora Responsável pela Pesquisa na Sala Informatizada:
Ana Tiara Dornelles Nardi
Fontes:
http://www.infoescola.com
http://www.conectandopessoas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário