segunda-feira, 2 de abril de 2018

TEA- Transtorno do Espectro do Autismo


" O Autismo é parte do Mundo, não um Mundo à parte"



Os símbolos relacionados ao Transtorno do Espectro do Autismo são mundiais:

  • Data: 02 de abril: Em dezembro de 2007, a ONU estipulou essa data como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Autistas, pais, familiares, amigos, profissionais e instituições ligados à causa fazem campanhas de conscientização sobre o TEA, levando conhecimento à sociedade e estimulando as pessoas a refletirem sobre o tema. 





  • O quebra Cabeça: As peças de quebra cabeça representam a complexidade e o mistério do Transtorno







  • A fita: É um símbolo de conscientização. Também é utilizada para outras causas, em cores diferentes. No TEA, a fita é estampada com peças de quebra cabeça, em várias cores vibrantes. 

  • O colorido: As cores vibrantes representam a esperança. A esperança no êxito dos tratamentos, no desenvolvimento de habilidade, e também a esperança de uma sociedade mais consciente, mais inclusiva, mais compreensiva diante do TEA.




O que é Autismo?

  • Autismo é um termo geral utilizado para descrever um grupo de transtornos do desenvolvimento do cérebro, hoje conhecidos como Transtorno do Espectro do Autismo- TEA. 
  • Pessoas com esse diagnóstico comumente tem prejuízos, que podem variar em menor ou maior grau, em duas áreas: comunicação social e comportamentos repetitivos e restritos. Esses prejuízos podem resultar em dificuldade em diversos contextos da vida como familiar, escolar, social, dentre outros. Cerca de 1% das crianças recebem o diagnóstico de TEA e suas principais manifestações ocorrem geralmente antes dos primeiros três anos de idade. 



" Não escolhi ter autismo, mas isto está acontecendo comigo e não com você. Sem a sua ajuda, minhas chances de sucesso e vida adulta independente são baixas. Com o seu apoio e orientação, as probabilidades são maiores do que imagina. Eu prometo a você, eu valho a pena. E por último, três palavras: 


Procure enxergar meu autismo mais como uma habilidade diferente do que uma deficiências... Tudo no que posso transformar não acontecerá sem você como minha base. Seja meu defensor, meu amigo e veremos o quão longe eu consigo caminhar..."


Dez coisas que qualquer criança com autismo 
gostaria que você soubesse:



  1. Sou uma criança plena.
  2. Meus sentimentos estão desordenados.
  3. Procure distinguir entre "não quero" (escolho não fazer) e "não consigo" ( não sou capaz de fazer).
  4. Eu penso de forma concreta. Eu interpreto a linguagem literalmente.
  5. "Ouça" todas as maneiras pelas quais eu tento me comunicar.
  6. Veja só! Minha orientação é visual.
  7. Concentre-se naquilo que eu consigo fazer, e não naquilo que não consigo fazer.
  8. Ajuda-me a interagir socialmente.
  9. Identifique a causa dos meus descontroles.
  10. Ama-me incondicionalmente.


Sinais de alerta: 

  • Não responder ou olhar quando chamado pelo nome; ou quando o faz, essa resposta se dá mais lentamente do que o esperado;
  • Não demonstrar alegria ou animação quando os pais se aproximam;
  • Fazer movimentos repetitivos com objetos ou com o próprio corpo, exemplo: balançar as mãos, girar em torno do próprio eixo, girar rodas de carrinhos, alinhar brinquedos, repetições de sons ou palavras.
  • Diminuição ou ausência do sorriso social;
  • Ter ausência ou diminuição de contato visual;
  • Não compartilhar interesses e/ou prazer;
  • Tem dificuldade de imitar.

Como deve ser o tratamento de uma pessoas com TEA?

  • Deve ser intensivo, estruturado e abrangente, incluindo a família e vários profissionais. Dessa forma, diz-se que o tratamento é multiprofissional, pois pessoas com TEA precisam de estimulação e treinamento em mais de uma área do desenvolvimento, como linguagem, habilidades sociais, aprendizado, motricidade e coordenação dentre outras.
  • As intervenções devem ocorrer o mais cedo possível para minimizar as dificuldades e potencializar as habilidade já existentes.







Nenhum comentário: