terça-feira, 4 de outubro de 2016

Desfile Cívico de 7 de Setembro


C.E.M São Sebastião em...

Maurício de Sousa...
 abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhar!



Nossa Fanfarra...
Homenageou Maurício de Sousa com rosto do cartunista estampado em seu moletom.




















Maurício de Sousa é sem sombra de dúvida o maior cartunista brasileiro voltado para o mundo infanto-juvenil, mas que agrada também os adultos é criador da famosa "Turma da Mônica".


Na Capital de São Paulo começou a trabalhar como repórter policial no jornal Folha da Manhã onde permaneceu por quase cinco anos, mas entre uma matéria e outra continuava a dedicar-se ao desenho e mostrá-las aos amigos que trabalhavam com ele no jornal, o que lhe proporcionou a abertura de uma oportunidade para editar algumas tiras para o jornal.

























Mônica...

Mônica apareceu pela primeira vez em uma tira do Cebolinha publicada no jornal Folha de S. Paulo em 3 de março de 1963. Antes da publicação de sua primeira tira, a primeira aparição da personagem foi publicada na primeira página do mesmo jornal em 11 de fevereiro de mesmo ano. Um coelho de pelúcia também apareceu naquelas datas antes de ser chamado Sansão.






Magali...
Magali é a melhor amiga de Mônica e uma das poucas personagens em que Mônica nunca bateu, exceto acidentalmente.












Cascão..
O Cascão é o personagem mais sujinho da Turma da Monica. Isso porque ele não gosta muito de tomar banho. Vive escapando da hora do banho. Seu animalzinho de estimação é o porco Chovinista, um autêntico clone de seu dono: odeia água.









Chico Bento...
Chico Bento é o típico menino roceiro ou caipira, que anda sempre descalço e usa roupas simples e chapéu de palha. Sua fala é representada com erros ortográficos, um retrato do dialeto caipira presente em algumas regiões do interior do nosso país.






Rosinha...
Rosinha é uma garotinha muito linda e perfumada, tal como uma rosa. Usa um vestido magenta ou vermelho, com laços e sapatos azuis. Além disso, algumas vezes leva um bonito chapéu de palha, bem caipira.





Cebolinha...
Cebolinha foi baseado em um dos amigos de infância de Maurício de Sousa, quando Maurício vivia em Mogi das Cruzes, e teria apelidado o amigo de "Cebolinha" por causa de seus cabelos espetados.



Humberto...
O Humberto foi criado na década de 1960, pelo Mauricio, pensando nas milhares de crianças surdas que existem e que, mesmo sem poder falar, são ativas, normais, saudáveis... que vivem e brincam como qualquer criança.


Dorinha...
Dorinha é uma das mais novas integrantes da Turma da Mônica.
O nome Dorinha, Mauricio escolheu em homenagem a Dorina Nowil, uma mulher que perdeu a visão quando criança, mas não se abateu, enfrentou o problema e foi um exemplo de força de vontade e simpatia.


Tati...
Tati tem síndrome de Down e possui as características físicas associadas à síndrome, como os olhos amendoados e é um pouco menor que as crianças da sua idade. A personagem é uma homenagem à Tathi Heiderich, filha de Patrícia e Fernando Heiderich, coordenadores do Instituto MetaSocial.




Bloguinho...
Bloguinho é aficionado por Internet e traz o “internetês”, língua utilizada no mundo virtual, para dentro das histórias em quadrinhos.


Porque ser diferente é normal!











Turma da Mônica Jovem..
Em 2008 veio uma revista com as aventuras da turma adolescente: Turma da Mônica Jovem.
Os quatro primeiros números da Turma da Mônica Jovem venderam 1,5 milhão de exemplares.










Pouco a pouco a conjuntura nacional começou a melhorar e as histórias de Mauricio começaram a ultrapassar fronteiras e ser conhecida fora do Brasil, além disso, suas obras começaram a ser adaptadas para o cinema, televisão, videogames e licenciamentos para diversos produtos utilizando marcas com os seus personagens.



Nossos sinceros agradecimentos aos alunos, professores, direção, coordenação e pais que representaram e aderiram a ideia de homenagear esse Cartunista e empresário brasileiro.
Agradecemos de forma especial a sempre parceira empresa Fischer  S/A agroindústria que de forma muito gentil nos emprestou alguns de seus banes da turma da Mônica e doou as maças e gibis entregues durante o desfile. 




























Nenhum comentário: