quinta-feira, 2 de maio de 2013

TRABALHO INFANTIL

Disciplina: Matemática
Professora: Samanda Gomes Frozza
Turmas: 7° Ano ''A'', 7° Ano ''B'', 8° Ano ''A'', 8° Ano ''B'', 8º Série ''A''

Relatório EDUCAÇÃO PREVENTIVA CONTRA O TRABALHO INFANTIL NA ESCOLA

Trabalhar a educação preventiva com jovens e crianças trata-se de uma conduta nobre que pode enriquecer cada vez mais valores na formação do indivíduo como um todo. O projeto MPT na Escola, tem o objetivo de intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente; romper as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente e fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, com vistas à ampliação, quantitativa, das políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente.
Na minha disciplina ( Matemática ), o trabalho se concentrou em organizar os dados da pesquisa relacionada a disciplina de Geografia. Em cada turma o trabalho foi dividido os alunos em oito grupos, para que cada grupo através do levantamento de dados de sua turma confeccionasse um gráfico, as questões tratadas nos gráficos foram as seguintes:









Cada resposta correspondia a um pequeno papel colorido que organizados verticalmente originam o gráfico, cada cor de papel corresponde a uma resposta diferente que é possível identificar através das legendas expostas em cada gráfico, desta forma todos os alunos participaram ativamente da construção de cada gráfico.







Após a construção participativa dos gráficos os cartazes foram expostos nos murais da escola. Cada turma fez a análise de dados de sua sala, descrevendo um relatório dos gráficos também em grupos, colocando suas opiniões sobre o trabalho infantil e posteriormente foram comparados com os gráficos e relatórios de outras turmas regando numa rica e comparativa análise entre as idades, atividades domésticas, gostos pela leitura, local de moradia, estruturas familiares entre outros.


Para finalizar os trabalhos, os alunos estiveram na sala informatizada, também em diferentes disciplinas para aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula abrangendo o trabalho infantil no Brasil.

Percebeu-se eu os alunos envolveram-se com o trabalho, participaram ativamente da construção dos gráficos e da análise de dados apresentando os relatórios. Opinam que o lugar de criança é na escoa, aprendendo para se tornar um cidadão atuante na sociedade.

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