segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MOSTRA REGIONAL DE CONHECIMENTO IX FEIRA

ESCOLA SÃO SEBASTIÃO PARTICIPA DA III MOSTRA REGIONAL DE CONHECIMENTO IX FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA
BRINCANDO COM A MATEMÁTICA

 
Expositores: Jéssica Valquiria Souza de Mello, Pedro Henrique Matteucci
Orientadora: Samanda Gomes Frozza
Categoria: Ensino Fundamental – Séries Finais
Modalidade: Materiais e/ou Jogos Didáticos
Instituição:Centro Educacional Municipal São Sebastião
Cidade: Fraiburgo - SC
A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças, oferece aos homens em geral, varias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade. Dentre os muitos objetivos do ensino de Matemática, encontra-se o de ensinar a resolver problemas e nesse contexto as situações de jogos representam uma boa situação-problema, pois na medida em que se propõe boas questões potencializa capacidades para compreender e explicar os fatos e conceitos matemáticos . A partir dessa realidade, o projeto Brincando com a Matemática tem o objetivo de apresentar jogos de estratégia, dinâmicos, com regras simples, mas porém desafiadoras, instigando a curiosidade e o interesse do público alvo para a aprendizagem da Matemática. Para o desenvolvimento deste, foram estudados diversos jogos cognitivos, suas origens enfatizando a etnomatemática e os benefícios para o processo de ensino aprendizagem. Percebeu-se o fato da criança realmente aprender Matemática brincando, levando em conta a importância da definição dos conteúdos e das habilidades presentes nas brincadeiras, possibilitou também, diminuir bloqueios apresentados pelos alunos, evidenciou-se que todo jogo deve ter regras claras para alcançar os objetivos demandados e também para que o jogador possa delinear suas estratégias de ação. As estratégias, a tomada de decisão, a análise dos erros, a capacidade de lidar com perdas e ganhos, a oportunidade de repensar uma jogada em função do outro jogador e outros momentos das partidas são princípios fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio e das estruturas cognitivas do aluno, portanto, o jogo motiva e desafia, pois provoca um conflito interno, a precisão de encontrar uma solução para o problema: vencer!
Palavras chaves: Etnomatemática, Jogos, Estratégia, Desafio, Ensino e Aprendizagem.







Professora: Samanda

Nenhum comentário: