CONHECENDO A ÁFRICA
Professora: Suzancarla Gonçalves Mera Lehr
Turma: Pré II
JUSTIFICATIVA
O trabalho por meio de projetos permite realizar atividades integradoras dos conhecimentos e também pode servir como incentivadora no aprofundamento dos estudos, até pelo caráter lúdico que possa vir a apresentar, se for revestida de atividades que desloquem o aluno da prática usual de estudo e o coloque diante de situações ou de materiais didáticos com os quais ele não está habituado a lidar.
Sabendo disso, esse
projeto surgiu a partir das manifestações dos alunos diante do
trabalho sobre cultura africana com a música “ Escravos de Jó”,
apresentado no livro Entrelinhas para você! Quando questionaram
sobre o que era escravo. Aproveitando esse momento de
interesse, pensou-se em elaborar esse projeto de forma que as
atividades permitissem que as crianças pudessem sentir,
experimentar, brincar e aprender a partir das nossas heranças
culturais.
Pensando em aproveitar
esse momento de curiosidade para gerar conhecimento, foi idealizado o
projeto Conhecendo a África, com o objetivo de utilizar de maneira
contextualizada os temas desenvolvidos pela apostila, como reciclagem
e cultura africana. Sabe-se que quando é desenvolvido atividades que
fazem parte do interesse dos alunos. A aprendizagem ocorre com maior
êxito e de forma prazerosa, transformando o espaço escolar em um
espaço vivo de interações, analisando a realidade e às suas
múltiplas dimensões.
Ainda, sendo
imprescindível a estimulação da participação dos familiares e de
toda a comunidade escolar na vida acadêmica de cada aluno, pensou-se
em formas de levar o conhecimento discutido em sala de aula também
para os demais envolvidos. A comunidade escolar deve estar inserida
no projeto de forma em que fique claro que conhecer as variadas
culturas é essencial, despertando na criança o respeito pelas
outras pessoas independentemente da raça. A participação da
família é um subsídio importante para o entendimento das posturas
e atitudes e também sensibilizar todos os protagonistas da escola
acerca da importância de receber bem as famílias e tê-las como
parceiras no ato de educar e ensinar.
OBJETIVOS
- Conhecer a cultura africana e sua influência na formação do povo brasileiro;
- Identificar
como a cultura africana está presente no nosso cotidiano por meio de
músicas, comidas, língua, símbolos, etc.;
- Estimular a
participação da família nas ações escolares, contribuindo com a
aprendizagem efetiva do aluno de uma forma colaborativa;
- Conversar
a respeito da discriminação e preconceitos baseados na aparência
das pessoas.
- Utilizar os
materiais recicláveis para construção de instrumentos africanos e
animais da savana africana;
- Promover uma exposição
com os trabalhos realizados para que a comunidade escolar conheça o
projeto e interaja com a cultura africana;
METODOLOGIA
De acordo com a proposta de trabalho do livro Entrelinhas para você! Sobre a cultura africana, foi apresentada a música “Escravos de Jó”, p. 37 para a turma do pré II. Esse momento despertou curiosidade das crianças para a palavra “escravo”, demonstrando surpreendentemente que a maioria das crianças desconheciam o significado dessa palavra, e, tão menos, o que seriam escravos. Sabendo da importância de aproveitar o interesse das crianças para planejar ações que desenvolvam o aprendizado dos alunos de maneira efetiva e prazerosa, ainda pensando na importância do envolvimento dos pais e da comunidade escolar, foi planejado o projeto: .......... que elencou as seguintes ações e teve duração de aproximadamente 40 dias, tendo como produto final a Feira da Cultura Africana, a qual teve a exposição de todos os trabalhos construídos pelos aluno s nesse período e contou com a participação e visitação de toda a comunidade escolar do C.E.M. São Sebastião.
Música “escravos de
Jó”: O primeiro passo foi apresentar a música e cantar com a
turma. Após questionamentos sobre o que seria escravo, o que houve
a apresentação do Globo Terrestre para localizar o continente
africano como sugestão do Manual do Professor p. 84
Então, trabalhamos
algumas coisas sobre o continente africano:
-Savana Africana:
foi discutido sobre a fauna e flora do continente Africano, falando
sobre suas especificidades, sendo que à turma escolheram seus
animais preferidos para serem confeccionados com materiais
recicláveis: leão, elefante, crocodilo, zebra e pássaros. Além do
conhecimento sobre esses animais, o momento foi utilizado também
para desenvolver o processo de alfabetização, analisando as letras
que compõem os nomes dos animais, quantidade de letras, letra
inicial e final, vogais, etc.
Sabendo da importância
da reciclagem, e utilizando o aprendizado já discutido em aulas
anteriores sobre esse assunto (livro Entrelinhas para você!, p.24)
os animais foram confeccionados com os seguintes materiais:
- Elefante: litro de
amaciante/ EVA;
- Leão: CDs velhos /
EVA;
- Hipopótamo: CDs velhos
/ EVA;
- Girafa: caixa de tinta
guache/ EVA
- Crocodilo: prendedores
de roupas/ EVA;
- Zebra: rolinhos de
papel higiênico;
- Pássaro tampas de
garrafa pet/ prato de papelão.
Esse momento, além de
prazeroso e ter gerado conhecimento, desenvolver as habilidades
motoras.
Crocodilo
Elefante
Girafa
Leão e Hipopótamo
Pássaros
- Artesanato africano:
Foi discutido sobre o artesanato sul-africano, sua diversidade, pois
apresenta muita riqueza cultural em razão das produções feitas a
partir de materiais próprios da região, extraídos da natureza.
Para contemplar esse conhecimento, foram reproduzidos alguns itens
característicos desse artesanato:
-Colares com macarrões
coloridos;
- Vasos de cerâmica;
- Mandalas com penas e
CDs;
- Carrancas com rolinhos
de papel higiênico e massa de modelar.
- Máscaras africanas:
Para os povos africanos, elas são usadas em celebrações,
nascimentos, rituais de iniciação, colheita, funerais, casamentos,
preparação da guerra, para curar doentes e outras situações. Após
discutirem sobre os significados das máscaras para as culturas
africanas, foi pedido que as crianças conversassem com seus pais
para explicar o que aprenderam e trocar ideias com eles sobre o que
poderiam representar com a confecção de uma e pedir para que os
ajudassem a fazerem uma, que levariam para a escola no dia seguinte
e contassem para os colegas essa experiência. Esse momento foi muito
agradável e oportunizou momento de conhecimento que envolveu os
familiares aproximando-os da escola.
-Contos africanos:
os contos são transmitidos de geração a geração, e os conhecer
permite que identificamos os costumes, linguagens e outras visões do
mundo a partir do conhecimento das narrativas africanas.
Foi
apresentado o conto O Colecionador de Pedras. Os alunos ouviram
atentamente e discutiram sobre os sentimentos, expondo suas angústias
e alegrias. Esse momento permitiu que as crianças se expressassem
livremente e conhecêssemos mais sobre a individualidade dos alunos.
Em seguida, cada aluno pintou uma pedra e explicaram o que elas
significavam para eles.
Outro
conto apresentado foi a Inary, a Menina de Cinco Tranças, onde além
de conhecerem mais um pouquinho sobre a cultura africana, discutiram
sobre discriminação e preconceito. Confeccionaram a boneca com lã,
trançando-a e tornando a mascote da sala.
- Brincadeiras: Os
alunos conheceram a brincadeira do Gato e o Rato, sendo que não
imaginavam que ela tinha origem africana. Foi discutido porque há a
crença da inimizade entre cães e gatos. A turma brincou até
cansar no pátio da escola, e ao retornar à sala, confeccionaram os
personagens dessa brincadeira com EVA o rato e com rolinho de pape
higiênico o gato. Essa atividade estimulou a coordenação motora
fina e grossa.
É importante que haja
um trabalho colaborativo com as demais disciplinas, e professora de
Artes trabalho com a amarelinha africana Teca-teca.
- Alimentos: Como
o livro traz esse quesito para conhecimento, foi analisado e
discutido os exemplos de alimentos de origem africana que estavam
descrito no livro Entrelinhas para você!, p.38. Os alunos não
conheciam a maioria dos alimentos ali descritos, que foi necessário
que fosse levado a turma in natura o jiló e o quiabo. Eles tocaram,
cheiraram, observaram e relataram o que sentiram. Ainda foi levado um
quindim para cada aluno provar, ressaltando como ele é feito. Mais
ou menos metade da turma relatou não gostar do sabor. Nessa
atividade foi realizado a aprendizagem através dos cinco sentidos.
- Capoeira: Após
trabalhar com o conteúdo apresentado no livro Entrelinhas para você!
p. 39, foi convidado os grupos de capoeira GBS e Berimbau Sagrado de
Fraiburgo, que além das apresentações falaram sobre a origem da
capoeira e sua filosofia. Essa apresentação foi realizada
para toda a turma da escola. Em sala de aula, eles realizaram desenho
sobre esse momento e discutiram suas opiniões diante da capoeira.
- Símbolos africanos:
Eles
transmitem os valores dos povos africanos, os quais incluem aspectos
da vida vegetal, do corpo humano e, até, aspectos astronômicos.
Utilizando o conhecimento adquirido sobre símbolos na p. 24, na
livro Entrelinhas para você! Foram discutidos e apresentados os
símbolos africanos e desafiados a turma a reproduzirem alguns
símbolos que era do seu interesse.
- Bandeira africana:
A bandeira africana traz vestígios de sua luta diante da
discriminação racial e mudanças políticas, por isso, mais que
discutir as cores da bandeira, esse momento foi uma reflexão diante
da discriminação. Foi aprendido o significado de cada cor da
bandeira, copiado na agenda e pedido que os alunos mostrassem para
seus familiares o que aprenderam.
- Instrumentos
musicais: As
principais características dos africanos são a musicalidade e suas
danças compostas por diferentes ritmos e instrumentos. A
criatividade proporcionou a criação de vários instrumentos
musicais. Por isso, foi importante unir a importância de usar
materiais recicláveis para a construção de instrumentos musicais.
Para construir tambores, chocalhos, kabutelê e pandeiro com
diferentes materiais: rolinhos de papel higiênico, potes de iogurte,
latas, sementes, tecidos, garrafas PET e outros.
-
Feira da Cultura Africana: no dia 24 de julho todo o material
confeccionado durante as aulas e com auxílio dos familiares foi
exposto na escola e esteve aberto a toda comunidade escolar. Fizeram
visitação à feira, além dos familiares da turma, o CEI do bairro
e outras escolas.
RESULTADOS ESPERADOS
Ao
iniciar esse projeto, que partiu da curiosidade dos alunos diante do
material da apostila Entrelinhas para você! e no intuito de aliar a
participação dos familiares no ambiente escolar e na construção
da aprendizagem. Os alunos demonstraram um grande interesse em
desenvolver a atividades e isso foi muito importante para ter um bom
resultado. A África e os escravos que no início eram para eles
apenas duas palavras desconhecidas, com certeza ao final desse
projeto se tornaram algo familiar, onde o conhecimento adquirido
sobre esse continente e a discriminação racial é algo que fará
parte de suas vidas no presente e no futuro.
Ao
realizar o desenvolvimento do projeto com estruturações e o uso
destes no seu dia a dia, além do estímulo relacionado às artes
plásticas e as outras áreas do conhecimento tornaram a aprendizagem
significativa e prazerosa.
O
envolvimento da família, tão almejado pelo SEFE e alvo de
preocupação das instituições escolares foi indispensável para
que fosse alcançado o objetivo inicial, onde os alunos apresentaram
melhoras no resultado do seu
ensino-aprendizagem, já que este acompanhamento objetiva a melhoria
no comportamento e no rendimento, sendo que os alunos se sentem
valorizados pelos familiares diante do que aprendem na instituição
escolar. Esse momento ainda trouxe uma proximidade entre a
instituição escolar e a comunidade escolar, considerando os
diferentes saberes na construção de novos conhecimentos.
De
acordo com os temas já abordados das coleções de livro
desenvolvidas pelo Sistema Educacional Família e Escola (SEFE), como
papel da família, reciclagem, cultura africana é possível afirmar
que já houve um resultado positivo no que diz respeito a proximidade
das famílias entre si e também entre a escola, de acordo com os
relatos dos alunos e a participação dos familiares durante a
realização do projeto, sempre embasados pelo material teórico que
vem sendo instrumento de grande auxílio e inestimável valia no
intuito de educar na contemporaneidade de maneira eficaz,
interdisciplinar e prazerosa.
Fraiburgo participará com 8 projetos no IX Prêmio Ação Destaque, sendo que este concorre na Categoria 3 - Conhecendo a África - Educação Infantil - Suzancarla Gonçalves Meira Lehr.
Sobre o Prêmio Ação Destaque:
Sobre o Prêmio Ação Destaque:
A Educação aproxima pessoas e gerações, permitindo o compartilhamento de ideias, o crescimento mútuo e o surgimento de novos saberes. A escola é o espaço perfeito para essa aproximação. E seus sujeitos – estudantes, professores, gestores, famílias – são os protagonistas!
Desde 2012, a Editora Opet promove o Seminário Nacional de Gestores Municipais, que em 2019 chega à sua sétima edição oferecendo um debate de alto nível sobre a educação. Dentro do Seminário acontece o IX Prêmio Ação Destaque, que reconhece e promove boas práticas de professores e gestores parceiros.
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