segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Projeto Africano- Pré II


PROJETO



CONHECENDO A ÁFRICA


Professora: Suzancarla Gonçalves Mera Lehr

Turma: Pré II



JUSTIFICATIVA

O trabalho por meio de projetos permite realizar atividades integradoras dos conhecimentos e também pode servir como incentivadora no aprofundamento dos estudos, até pelo caráter lúdico que possa vir a apresentar, se for revestida de atividades que desloquem o aluno da prática usual de estudo e o coloque diante de situações ou de materiais didáticos com os quais ele não está habituado a lidar.
Sabendo disso, esse projeto surgiu a partir das manifestações dos alunos diante do trabalho sobre cultura africana com a música “ Escravos de Jó”, apresentado no livro Entrelinhas para você! Quando questionaram sobre o que era escravo. Aproveitando esse momento de interesse, pensou-se em elaborar esse projeto de forma que as atividades permitissem que as crianças pudessem sentir, experimentar, brincar e aprender a partir das nossas heranças culturais.
Pensando em aproveitar esse momento de curiosidade para gerar conhecimento, foi idealizado o projeto Conhecendo a África, com o objetivo de utilizar de maneira contextualizada os temas desenvolvidos pela apostila, como reciclagem e cultura africana. Sabe-se que quando é desenvolvido atividades que fazem parte do interesse dos alunos. A aprendizagem ocorre com maior êxito e de forma prazerosa, transformando o espaço escolar em um espaço vivo de interações, analisando a realidade e às suas múltiplas dimensões.
Ainda, sendo imprescindível a estimulação da participação dos familiares e de toda a comunidade escolar na vida acadêmica de cada aluno, pensou-se em formas de levar o conhecimento discutido em sala de aula também para os demais envolvidos. A comunidade escolar deve estar inserida no projeto de forma em que fique claro que conhecer as variadas culturas é essencial, despertando na criança o respeito pelas outras pessoas independentemente da raça. A participação da família é um subsídio importante para o entendimento das posturas e atitudes e também sensibilizar todos os protagonistas da escola acerca da importância de receber bem as famílias e tê-las como parceiras no ato de educar e ensinar.


OBJETIVOS

- Conhecer a cultura africana e sua influência na formação do povo brasileiro;
- Identificar como a cultura africana está presente no nosso cotidiano por meio de músicas, comidas, língua, símbolos, etc.;

- Estimular a participação da família nas ações escolares, contribuindo com a aprendizagem efetiva do aluno de uma forma colaborativa;
- Conversar a respeito da discriminação e preconceitos baseados na aparência das pessoas.

- Utilizar os materiais recicláveis para construção de instrumentos africanos e animais da savana africana;

- Promover uma exposição com os trabalhos realizados para que a comunidade escolar conheça o projeto e interaja com a cultura africana;


METODOLOGIA

De acordo com a proposta de trabalho do livro Entrelinhas para você! Sobre a cultura africana, foi apresentada a música “Escravos de Jó”, p. 37 para a turma do pré II. Esse momento despertou curiosidade das crianças para a palavra “escravo”, demonstrando surpreendentemente que a maioria das crianças desconheciam o significado dessa palavra, e, tão menos, o que seriam escravos. Sabendo da importância de aproveitar o interesse das crianças para planejar ações que desenvolvam o aprendizado dos alunos de maneira efetiva e prazerosa, ainda pensando na importância do envolvimento dos pais e da comunidade escolar, foi planejado o projeto: .......... que elencou as seguintes ações e teve duração de aproximadamente 40 dias, tendo como produto final a Feira da Cultura Africana, a qual teve a exposição de todos os trabalhos construídos pelos aluno s nesse período e contou com a participação e visitação de toda a comunidade escolar do C.E.M. São Sebastião.
Música “escravos de Jó”: O primeiro passo foi apresentar a música e cantar com a turma. Após questionamentos sobre o que seria escravo, o que houve a apresentação do Globo Terrestre para localizar o continente africano como sugestão do Manual do Professor p. 84

Então, trabalhamos algumas coisas sobre o continente africano: 


-Savana Africana: foi discutido sobre a fauna e flora do continente Africano, falando sobre suas especificidades, sendo que à turma escolheram seus animais preferidos para serem confeccionados com materiais recicláveis: leão, elefante, crocodilo, zebra e pássaros. Além do conhecimento sobre esses animais, o momento foi utilizado também para desenvolver o processo de alfabetização, analisando as letras que compõem os nomes dos animais, quantidade de letras, letra inicial e final, vogais, etc.
Sabendo da importância da reciclagem, e utilizando o aprendizado já discutido em aulas anteriores sobre esse assunto (livro Entrelinhas para você!, p.24) os animais foram confeccionados com os seguintes materiais:
- Elefante: litro de amaciante/ EVA;
- Leão: CDs velhos / EVA;
- Hipopótamo: CDs velhos / EVA;
- Girafa: caixa de tinta guache/ EVA
- Crocodilo: prendedores de roupas/ EVA;
- Zebra: rolinhos de papel higiênico;
- Pássaro tampas de garrafa pet/ prato de papelão.
Esse momento, além de prazeroso e ter gerado conhecimento, desenvolver as habilidades motoras.

Crocodilo











Elefante














Girafa
















Leão e Hipopótamo




































Pássaros












- Artesanato africano: Foi discutido sobre o artesanato sul-africano, sua diversidade, pois apresenta muita riqueza cultural em razão das produções feitas a partir de materiais próprios da região, extraídos da natureza. Para contemplar esse conhecimento, foram reproduzidos alguns itens característicos desse artesanato:
-Colares com macarrões coloridos;
- Vasos de cerâmica;
- Mandalas com penas e CDs;
- Carrancas com rolinhos de papel higiênico e massa de modelar.













- Máscaras africanas: Para os povos africanos, elas são usadas em celebrações, nascimentos, rituais de iniciação, colheita, funerais, casamentos, preparação da guerra, para curar doentes e outras situações. Após discutirem sobre os significados das máscaras para as culturas africanas, foi pedido que as crianças conversassem com seus pais para explicar o que aprenderam e trocar ideias com eles sobre o que poderiam representar com a confecção de uma e pedir para que os ajudassem a fazerem uma, que levariam para a escola no dia seguinte e contassem para os colegas essa experiência. Esse momento foi muito agradável e oportunizou momento de conhecimento que envolveu os familiares aproximando-os da escola.





                                                             







-Contos africanos: os contos são transmitidos de geração a geração, e os conhecer permite que identificamos os costumes, linguagens e outras visões do mundo a partir do conhecimento das narrativas africanas.
Foi apresentado o conto O Colecionador de Pedras. Os alunos ouviram atentamente e discutiram sobre os sentimentos, expondo suas angústias e alegrias. Esse momento permitiu que as crianças se expressassem livremente e conhecêssemos mais sobre a individualidade dos alunos. Em seguida, cada aluno pintou uma pedra e explicaram o que elas significavam para eles. 


Outro conto apresentado foi a Inary, a Menina de Cinco Tranças, onde além de conhecerem mais um pouquinho sobre a cultura africana, discutiram sobre discriminação e preconceito. Confeccionaram a boneca com lã, trançando-a e tornando a mascote da sala.





























- Brincadeiras: Os alunos conheceram a brincadeira do Gato e o Rato, sendo que não imaginavam que ela tinha origem africana. Foi discutido porque há a crença da inimizade entre cães e gatos. A turma brincou até cansar no pátio da escola, e ao retornar à sala, confeccionaram os personagens dessa brincadeira com EVA o rato e com rolinho de pape higiênico o gato. Essa atividade estimulou a coordenação motora fina e grossa.
 É importante que haja um trabalho colaborativo com as demais disciplinas, e professora de Artes trabalho com a amarelinha africana Teca-teca.


















- Alimentos: Como o livro traz esse quesito para conhecimento, foi analisado e discutido os exemplos de alimentos de origem africana que estavam descrito no livro Entrelinhas para você!, p.38. Os alunos não conheciam a maioria dos alimentos ali descritos, que foi necessário que fosse levado a turma in natura o jiló e o quiabo. Eles tocaram, cheiraram, observaram e relataram o que sentiram. Ainda foi levado um quindim para cada aluno provar, ressaltando como ele é feito. Mais ou menos metade da turma relatou não gostar do sabor. Nessa atividade foi realizado a aprendizagem através dos cinco sentidos.

























- Capoeira: Após trabalhar com o conteúdo apresentado no livro Entrelinhas para você! p. 39, foi convidado os grupos de capoeira GBS e Berimbau Sagrado de Fraiburgo, que além das apresentações falaram sobre a origem da capoeira e sua filosofia. Essa apresentação foi realizada para toda a turma da escola. Em sala de aula, eles realizaram desenho sobre esse momento e discutiram suas opiniões diante da capoeira.








- Símbolos africanos: Eles transmitem os valores dos povos africanos, os quais incluem aspectos da vida vegetal, do corpo humano e, até, aspectos astronômicos. Utilizando o conhecimento adquirido sobre símbolos na p. 24, na livro Entrelinhas para você! Foram discutidos e apresentados os símbolos africanos e desafiados a turma a reproduzirem alguns símbolos que era do seu interesse.








- Bandeira africana: A bandeira africana traz vestígios de sua luta diante da discriminação racial e mudanças políticas, por isso, mais que discutir as cores da bandeira, esse momento foi uma reflexão diante da discriminação. Foi aprendido o significado de cada cor da bandeira, copiado na agenda e pedido que os alunos mostrassem para seus familiares o que aprenderam.
















 


- Instrumentos musicais: As principais características dos africanos são a musicalidade e suas danças compostas por diferentes ritmos e instrumentos. A criatividade proporcionou a criação de vários instrumentos musicais. Por isso, foi importante unir a importância de usar materiais recicláveis para a construção de instrumentos musicais. Para construir tambores, chocalhos, kabutelê e pandeiro com diferentes materiais: rolinhos de papel higiênico, potes de iogurte, latas, sementes, tecidos, garrafas PET e outros.





- Feira da Cultura Africana: no dia 24 de julho todo o material confeccionado durante as aulas e com auxílio dos familiares foi exposto na escola e esteve aberto a toda comunidade escolar. Fizeram visitação à feira, além dos familiares da turma, o CEI do bairro e outras escolas.
















RESULTADOS ESPERADOS


Ao iniciar esse projeto, que partiu da curiosidade dos alunos diante do material da apostila Entrelinhas para você! e no intuito de aliar a participação dos familiares no ambiente escolar e na construção da aprendizagem. Os alunos demonstraram um grande interesse em desenvolver a atividades e isso foi muito importante para ter um bom resultado. A África e os escravos que no início eram para eles apenas duas palavras desconhecidas, com certeza ao final desse projeto se tornaram algo familiar, onde o conhecimento adquirido sobre esse continente e a discriminação racial é algo que fará parte de suas vidas no presente e no futuro.
Ao realizar o desenvolvimento do projeto com estruturações e o uso destes no seu dia a dia, além do estímulo relacionado às artes plásticas e as outras áreas do conhecimento tornaram a aprendizagem significativa e prazerosa.
O envolvimento da família, tão almejado pelo SEFE e alvo de preocupação das instituições escolares foi indispensável para que fosse alcançado o objetivo inicial, onde os alunos apresentaram melhoras no resultado do seu ensino-aprendizagem, já que este acompanhamento objetiva a melhoria no comportamento e no rendimento, sendo que os alunos se sentem valorizados pelos familiares diante do que aprendem na instituição escolar. Esse momento ainda trouxe uma proximidade entre a instituição escolar e a comunidade escolar, considerando os diferentes saberes na construção de novos conhecimentos.
De acordo com os temas já abordados das coleções de livro desenvolvidas pelo Sistema Educacional Família e Escola (SEFE), como papel da família, reciclagem, cultura africana é possível afirmar que já houve um resultado positivo no que diz respeito a proximidade das famílias entre si e também entre a escola, de acordo com os relatos dos alunos e a participação dos familiares durante a realização do projeto, sempre embasados pelo material teórico que vem sendo instrumento de grande auxílio e inestimável valia no intuito de educar na contemporaneidade de maneira eficaz, interdisciplinar e prazerosa.























Fraiburgo participará com 8 projetos no IX Prêmio Ação Destaque, sendo que este concorre na Categoria 3 - Conhecendo a África - Educação Infantil - Suzancarla Gonçalves Meira Lehr. 

Sobre o Prêmio Ação Destaque:

A Educação aproxima pessoas e gerações, permitindo o compartilhamento de ideias, o crescimento mútuo e o surgimento de novos saberes. A escola é o espaço perfeito para essa aproximação. E seus sujeitos – estudantes, professores, gestores, famílias – são os protagonistas!

Desde 2012, a Editora Opet promove o Seminário Nacional de Gestores Municipais, que em 2019 chega à sua sétima edição oferecendo um debate de alto nível sobre a educação. Dentro do Seminário acontece o IX Prêmio Ação Destaque, que reconhece e promove boas práticas de professores e gestores parceiros.

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