" O Autismo é parte do Mundo, não um Mundo à parte"
Os
símbolos relacionados ao Transtorno do Espectro do Autismo são
mundiais:
- Data: 02 de abril: Em dezembro de 2007, a ONU estipulou essa data como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Autistas, pais, familiares, amigos, profissionais e instituições ligados à causa fazem campanhas de conscientização sobre o TEA, levando conhecimento à sociedade e estimulando as pessoas a refletirem sobre o tema.
- O quebra Cabeça: As peças de quebra cabeça representam a complexidade e o mistério do Transtorno.
- O colorido: As cores vibrantes representam a esperança. A esperança no êxito dos tratamentos, no desenvolvimento de habilidade, e também a esperança de uma sociedade mais consciente, mais inclusiva, mais compreensiva diante do TEA.
O que é Autismo?
- Autismo é um termo geral utilizado para descrever um grupo de transtornos do desenvolvimento do cérebro, hoje conhecidos como Transtorno do Espectro do Autismo- TEA.
- Pessoas com esse diagnóstico comumente tem prejuízos, que podem variar em menor ou maior grau, em duas áreas: comunicação social e comportamentos repetitivos e restritos. Esses prejuízos podem resultar em dificuldade em diversos contextos da vida como familiar, escolar, social, dentre outros. Cerca de 1% das crianças recebem o diagnóstico de TEA e suas principais manifestações ocorrem geralmente antes dos primeiros três anos de idade.
" Não escolhi ter autismo, mas isto está acontecendo comigo e não com você. Sem a sua ajuda, minhas chances de sucesso e vida adulta independente são baixas. Com o seu apoio e orientação, as probabilidades são maiores do que imagina. Eu prometo a você, eu valho a pena. E por último, três palavras:
Procure enxergar meu autismo mais como uma habilidade diferente do que uma deficiências... Tudo no que posso transformar não acontecerá sem você como minha base. Seja meu defensor, meu amigo e veremos o quão longe eu consigo caminhar..."
Dez coisas que qualquer criança com autismo
gostaria que você soubesse:
- Sou uma criança plena.
- Meus sentimentos estão desordenados.
- Procure distinguir entre "não quero" (escolho não fazer) e "não consigo" ( não sou capaz de fazer).
- Eu penso de forma concreta. Eu interpreto a linguagem literalmente.
- "Ouça" todas as maneiras pelas quais eu tento me comunicar.
- Veja só! Minha orientação é visual.
- Concentre-se naquilo que eu consigo fazer, e não naquilo que não consigo fazer.
- Ajuda-me a interagir socialmente.
- Identifique a causa dos meus descontroles.
- Ama-me incondicionalmente.
Sinais de alerta:
- Não responder ou olhar quando chamado pelo nome; ou quando o faz, essa resposta se dá mais lentamente do que o esperado;
- Não demonstrar alegria ou animação quando os pais se aproximam;
- Fazer movimentos repetitivos com objetos ou com o próprio corpo, exemplo: balançar as mãos, girar em torno do próprio eixo, girar rodas de carrinhos, alinhar brinquedos, repetições de sons ou palavras.
- Diminuição ou ausência do sorriso social;
- Ter ausência ou diminuição de contato visual;
- Não compartilhar interesses e/ou prazer;
- Tem dificuldade de imitar.
Como deve ser o tratamento de uma pessoas com TEA?
- Deve ser intensivo, estruturado e abrangente, incluindo a família e vários profissionais. Dessa forma, diz-se que o tratamento é multiprofissional, pois pessoas com TEA precisam de estimulação e treinamento em mais de uma área do desenvolvimento, como linguagem, habilidades sociais, aprendizado, motricidade e coordenação dentre outras.
- As intervenções devem ocorrer o mais cedo possível para minimizar as dificuldades e potencializar as habilidade já existentes.
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