Como professora, tenho como um dos meus objetivos, a fixação do ensino nos alunos.Mas como trabalhar essa fixação se torna o maior problema. Depois de um tempo, através de vários métodos alternativos, consegui atingir minha meta.Utilizando textos, jogos e maquetes,descobri que o aluno aprende melhor "construindo a história" com suas próprias mãos, argumentando por si mesmo, interagindo com ela.
A utilização da prática nas aulas foi tão importante quanto a teoria, pois consegui "manipular" o que era complexo, para tornar prático. É exemplo, o trabalho realizado com os alunos do 7º ano. As maquetes construídas por eles, sobre o assunto "Feudalismo" , puderam ser analisadas não somente pela turma, mas também por toda a escola. Ao criá-las, tiveram a oportunidade de entender de perto o funcionamento de uma sociedade medieval,assim com a influência dela na história contemporânea.
Preocupando -se com o meio ambiente, os estudantes utilizaram materiais recicláveis, o que tornou o trabalho praticamente isento de custo.
Podemos perceber, então, que o trabalho prático influencia no aprendizado tanto teórico (em relação à matéria), quanto social (em relação à interação aluno-grupo), o que acabará influenciando no complexo e contínuo caminho da aprendizagem,que continuará os aguardando.
Professora: Nilfa de Fátima Xavier Donati
Um comentário:
bem legal os trabalhos principalmente aquele do adriano castelo parabéns a todos
Postar um comentário