quinta-feira, 31 de março de 2016

Horta Escolar

A alimentação saudável no espaço escolar implica a integração de atuações voltadas para questões
fundamentais, como, o estimulo á adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais, por meio de medidas que evitem o acesso dos alunos a praticas alimentares inadequadas.






A horta escolar passa a ser um espaço alternativo para aquisição de aprendizado sobre alimentação e nutrição, podendo ser um laboratório vivo onde as crianças experimentam diversas experiências, tornando o contato com os alimentos mais atraente e prazeroso, motivando assim o uso de uma alimentação mais nutritiva e saudável.


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998


1° Feira do Livro

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes promoverá nos dias 4 e 5 de abril a 1ª Feira do Livro. A proposta visa incentivar alunos, professores e toda comunidade ao hábito de leitura através de oficinas de contação de histórias, apresentação de peças teatrais e musicais agregando valores de cidadania onde a cultura estará ao alcance de todos. Também serão montados stands para a venda de livros organizados por representantes comerciais. 

Trata-se de um evento cultural voltado à leitura que é de grande relevância para a formação pessoal e cultural da população. Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Claudete Gheller Mathias, “incentivar a leitura, a escrita e consequentemente a formação de novos leitores e de novas ideias é fundamental para a construção da identidade de uma cidade”.

A Biblioteca Itinerante também estará presente no evento, como mais uma alternativa para o incentivo a leitura.

Viabilizando a interação entre a comunidade com o ambiente literário, a 1ª Feira do livro propiciará aos visitantes o estímulo à leitura, levando-os a desfrutarem dos benefícios de um ambiente cultural diversificado, uma vez que possibilitará a integração entre a leitura e diversas formas de arte.

A feira que acontece nos dias 4 e 5 de abril abre suas portas para a visitação de escolas municipais, estaduais e particulares além de toda comunidade fraiburguense, com certeza, esta é uma oportunidade para a família prestigiar um momento de lazer e de cultura juntos.

A presença de todos abrilhantará o evento. 

segunda-feira, 28 de março de 2016

Presente de Páscoa

No dia 23/03/2016 quarta-feira os alunos do C.E.M São Sebastião contaram com uma programação diferenciada devido ao feriado de Páscoa. Direção, Professores e Funcionários organizaram uma sessão cinema para cada sala com direito a escolha do filme, além de um lanche especial. Por fim cada aluno foi presenteado com um agrado feito pela escola.










quarta-feira, 23 de março de 2016

Sorteio Cesta de Páscoa


Ganhador da Rifa de Páscoa
n° 2933
Antonio Correa da Silva, pai da aluna
Luana de Fátima Almeide da Silva (6° ano "B").



Andrey Grando Gaio 9° ano "B"
aluno que mais vendeu rifas.




terça-feira, 22 de março de 2016

O Ovo da Vida


Páscoa é luz, renascimento, fé, paz e esperança,
De um mundo melhor com mais fraternidade,
Como uma canção que se reveste de alegria todos os anos,
Fazendo crescer o amor em todos os corações.

Murais e enfeites na escola
O ovo da vida
Tem muita vida que nasce de um ovo, não tem?
Tem ovo com vida de passarinho dentro. Ovo com pintinho, ovo com vida de lagartixa, ovo com vida de cobra… Tem ovo de todos os tamanhos e vida de todos os jeitos.
Mas o que será que nasce de um ovo de Páscoa? Isso eu não sabia e fui perguntar à dona Galinha:
– Ó, dona Galinha, a senhora que é especialista em ovo me diga uma coisa, o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
Dona Galinha, muito despeitada com a concorrência das coelhinhas, cacarejou:
-Não nasce nada, minha filha. É ovo gorado, ovo falso, falsificado.
Maluquices dessas coelhas de hoje em dia. Eu nunca ouvi dizer que uma coelha soubesse por ovos, chocar.
O galo apareceu e eu saí depressinha do terreiro. Fui andando por aqui e por ali até que encontrei a dona Coruja numa árvore.
Repeti a minha pergunta:
– Ó, dona Coruja, a senhora me diga, por favor, o que é que nasce de um ovo de Páscoa? A senhora sabe?
Dona Coruja deu uma risadinha superior e esbugalhou os olhos:
– É claro que nascem corujinhas. As corujas, como todo mundo sabe, são os animais mais bonitos do mundo…
Deixei Dona Coruja se elogiando e fui pelo meu caminho. E no meu caminho tinha uma cobra. Eu fui logo perguntando:
– Dona Cobra, me diga se possível for, o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
E a Dona Cobra sibilou apressada:
– Cobrinha, ora!
Eu fui dormir chocando esses pensamentos. No dia seguinte nasceu na minha cabeça a ideia de procurar dona Coelha na sua casa.
Afinal, ela devia saber tudo sobre ovos de Páscoa, não devia?
Fui andando por aqui e por ali, até que encontrei sua linda casinha.
A casa mais parecia um formigueiro, cheia de coelhos, todos fazendo ovos de Páscoa. Dona Coelha mexia um tacho no fogão de lenha, cantando com sua imensa família:
– Meu limão, meu limoeiro…
Eu cheguei junto dela falando:
– Desculpe Dona Coelha, eu andei por ai perguntando o que nasce de um ovo de Páscoa e ninguém soube me responder direito, até agora. Dona Galinha disse que não nascia nada. Dona Coruja disse que nasciam corujinhas. Dona Cobra, cobrinhas. Eu nunca ouvi dizer uma coisa dessas. Parece até brincadeira.
Dona Coelha sorriu sábios sorrisos:
– Cada pessoa põe no seu ovo de Páscoa um pouquinho de sua vida. Ovo de coruja vira coruja, ovo de cobra vira cobra. É preciso tomar muito cuidado na hora de fazer os ovos de Páscoa.
Eu continuei sem entender nada. E Dona Coelha continuou explicando:
– O que a pessoa coloca dentro do ovo de Páscoa nasce. Nasce amizade, nasce carinho, felicidade, alegria…
Dona Coelha recomeçou a cantar com a sua família e eu saí de lá carregada de ovos de Páscoa. Quando cheguei em casa, peguei meus cartões de Páscoa para mandar junto com os ovos. Fui escrevendo tudo o que estava no meu coração para cada uma das pessoas.
Nasceu carinho, alegria, amor. E, quando pensava nos cartões e nos ovos de páscoa parecia que cada ovo brilhava cheio de vida.


Trabalho realizado com os alunos do 2° e 3° ano,
Professora Sandra.



segunda-feira, 21 de março de 2016

Jogos Escolares


O C.E.M São Sebastião parabeniza os alunos e professora que representaram nossa escola nos jogos escolares modalidade Futsal.

Equipe Feminina: Aline, Bruna, Caroline, Francismari, Jaqueline, Larissa, Mayra, Nathali, Shaine

Equipe Masculina: Andrei, Cristian, Eduardo, Gabriel, Guilherme, Igor, Lucas, Wagner, Wanderlei

Professora:  Maria Cristina


"Nossa recompensa se encontra no esforço e não no resultado. Um esforço total é uma vitória completa". Mahatma Gandhi












quarta-feira, 16 de março de 2016

Todos Contra a dengue



O Brasil é um país que apresenta vários tipos de clima, com predominância dos quentes e úmidos. Essa característica faz com que uma grande quantidade de insetos estabeleça-se em nosso território, como é o caso dos mosquitos do gêneroAedes, que se desenvolvem, principalmente, em zonas tropicais e subtropicais.

Os mosquitos do gênero Aedes são importantes vetores de doenças. No Brasil, o Aedes aegypti é a espécie que merece maior atenção. Como exemplo de doenças provocadas por esse mosquito, podemos destacar a dengue, a chikungunya e a zika.


Pensando em entrar nessa difícil luta, os alunos dos Anos Finais, inspirados pela professora de Ciências, Denise Caragnato Neres, pesquisaram tudo sobre o assunto, criaram cartazes e confeccionaram um mosquito para melhor ilustração.


Nós Anos Iniciais o trabalho foi realizado pela professora de Arte, Ana Paula Pontel, que além de conscientizar os alunos sobre a dengue e suas reais consequências, utilizou a Técnica de Pintura com Garfo o que rendeu ótimos trabalhos.







sexta-feira, 11 de março de 2016

Bom Final de Semana!

Final de semana que chega e a gente agradece.

Agradecemos a semana corrida,

a alegria dos dias... a nossa saúde... 

e a nossa vontade de viver mais e mais com tudo de bom

 que a vida nos trás.




quinta-feira, 10 de março de 2016

Instituto Federal Catarinense

Ontem os alunos do 1° ano "A", receberam uma visita toda especial de alunas e professora do IFC, que tornaram à tarde mais encantadora com o simples ato de contar histórias.
A Contação de Histórias inspira a fantasia, a imaginação, o lúdico e pode ser um meio valioso no desenvolvimento das práticas educativas. Realizar um projeto para desenvolver a Arte de Contar Histórias, pode ser muito eficiente na educação como parte integrante da formação de novos leitores.




Agradecemos pela visita e pelo carinho que tiveram para com nossos alunos.
Obrigado!


quarta-feira, 9 de março de 2016

Lousas Digitais

A Prefeitura Municipal de Fraiburgo, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes trouxe mais uma novidade para este ano de 2016: a aquisição de lousas digitais agora nas salas dos anos finais. O objetivo é que todas as turmas tenham o recurso tecnológico dentro da sala de aula.

Lousas digitais nas salas de 6° a 9° ano
C.E.M São Sebastião

terça-feira, 8 de março de 2016

8 de Março

Eu sou mulher e decidi viver de escolhas, não de chances. Optei por ser motivada e não manipulada, ser útil e não usada, me sobressair, não competir. Eu escolhi amor próprio e não autopiedade. Eu escolhi ouvir minha própria voz, não a opinião dos outros. Eu descobri que ser mulher é ser livre, é ser líder, senhora do meu destino. Feliz Dia Internacional da Mulher em especial a professoras do C.E.M São Sebastião!




segunda-feira, 7 de março de 2016

Lançamento da Proposta Curricular da Educação Infantil

Aconteceu no dia 26 de fevereiro o lançamento da Proposta Curricular da Educação Infantil que vinha sendo construída em conjunto pelos professores da Educação Infantil dos municípios que compõem a Associação de Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe – Amarp desde o mês de Junho/2014 a dezembro/2015. A construção de uma proposta curricular coletiva surgiu da preocupação dos municípios da AMARP em ofertar uma Educação Infantil de qualidade, e ao mesmo tempo definir diretrizes respeitando o direito a infância e o lúdico. A Proposta Curricular da Educação Infantil servirá como suporte às práticas educativas.
A programação realizada no Centro de Eventos, contou com a palestra do professor César Nunes, que abordou a reorganização da escola diante do Plano Nacional de Educação - PNE, das Diretrizes Curriculares atuais, dos novos direitos civis e dos novos sujeitos sociais, o qual promoveu momentos de reflexão acerca dos desafios da prática docente, da gestão da escola e da sociedade para construir uma nova escola como direito e formação para a cidadania.






sexta-feira, 4 de março de 2016

Célula Animal

Os alunos do 8° ano "A", juntamente com a professora de ciências Denise, realizaram hoje pela manhã a construção de um modelo de célula animal feita com massa de modelar.
O objetivo da professora foi demonstrar aos alunos a importância das células bem como fixar o conteúdo através de trabalho manual, explorando a criatividade de cada aluno e desenvolvendo suas habilidades. 



Células feitas pelos alunos