sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Clima de Natal


Estamos terminando o mês de novembro e o clima de Natal já vem chegando no C.E.M São Sebastião!
Toda equipe escolar teve muita criatividade para montar os seus enfeites e decorar o seu ambiente de trabalho.









quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Boneco Cabeça de Alpiste




Um boneco cabeça de alpiste é uma forma muito divertida e simples de introduzir as crianças ao estudo da germinação de sementes e desenvolvimento de plantas, pois a planta utilizada, o alpiste, é uma das que crescem mais facilmente sem requerer cuidados muito específicos. Os alunos do 3° ano "a" e "b", com a professora Sandra, confeccionaram o boneco a fim de se conscientizar que devem observar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.


Instruções:

1- Pegue em um pé de meia calça fininho, coloque as sementes nela e encha com terra, substrato ou serragem. Dê um nó firme para fechar e corte o excesso.

2- Coloque a meia com o nó virado para baixo sobre algo que retenha a água da rega (garrafa pet, um pratinho ou um copo de plástico), e decore com diversos materiais tais como marcadores, cartolinas, botões, etc.

3- Para criar um nariz ou orelhas, apenas puxe uma parte da meia com serragem e prenda com um elástico.

4- Regue a serragem moderadamente todos os dias e aguarde pelo crescimento do cabelo do seu boneco!








3° ANO "A"

3° ANO "B"

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

20 de Novembro Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos.
A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte.
Zumbi 
Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas.
O dia da consciência negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas. Mas também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos.
Na data são realizados congressos e reuniões discutindo-se a história de preconceito racial que sofreram, a inferioridade da classe no meio social, as dificuldades encontradas no mercado de trabalho, a marginalização e discriminação, tratando-se também de temas como beleza negra, moda, conquistas, etc.



quinta-feira, 19 de novembro de 2015

19 de Novembro Dia da Bandeira

A comemoração do dia da bandeira se constituiu como mais um elemento simbólico da construção da identidade nacional brasileira.

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.
A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional.


CARVALHO, Leandro. "Dia da Bandeira"; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-bandeira.htm>. Acesso em 19 de novembro de 2015.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Dia do Diretor


Que o dia de hoje sirva de reflexão para a valorização do papel do diretor escolar e que apesar do avanço tecnológico as pessoas descubram que o potencial humano jamais poderá ser substituído. Quanto mais os laços das relações humanas forem aproximados, maior será a chance, da aquisição do desenvolvimento intrapessoal dentro do contexto interpessoal.


Angela Maria Demori
Diretora da C.E.M São Sebastião

Obrigado por encarar a tarefa árdua de batalhar por nossa escola. Somos mais completos por tê-la como Diretora..

Parabéns pelo seu dia!






























quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Preservação do Meio Ambiente: confecção de brinquedos recicláveis

A professora Sandra desenvolveu uma sequência didática com os alunos do 3° ano sobre a preservação do meio ambiente e o destino correto do lixo. Tendo como objetivo conscientizar os alunos da responsabilidade que cabe a cada um de nós na preservação e colaboração na conservação do ambiente em que vivemos.
Um dos gêneros textuais trabalhados foi o texto instrucional com a confecção dos brinquedos : passa bola, pega bola e bilboquê. Reutilizamos alguns materiais recicláveis como garrafas pet, jornais e tampinhas.








quarta-feira, 11 de novembro de 2015

OBA

O Centro Educacional Municipal São Sebastião teve o privilégio mais uma vez de participar em 2015 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e agarra esta oportunidade única para a promoção do crescimento e desenvolvimento de nossos alunos.


A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e por FURNAS Centrais Elétricas S/A entre alunos de todas as séries do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Todo aluno participante recebeu um certificado de participação com seu nome grafado.Além disso aos alunos de maiores notas de cada um dos quatro níveis ganharam medalhas de ouro, prata e bronze.

Certificados entregues para todos os participantes

João mateus dos Santos Gonçalves 3° ano "A"
Medalha de Bronze
 Professora Sandra Gebroski














































Maria Vitória de Oliveira Rocha
Eduarda Cordeiro Gottieb
3° ano "B"
Medalhas de Bronze

Lucas Fernando Zanela Mello
9° ano "B"
Medalha de Prata

terça-feira, 10 de novembro de 2015

As Plantas






Os alunos do 2° ano "A", com a professora Salete Werner desenvolveram um trabalho interdisciplinar envolvendo Plantas. O Objetivo do trabalho foi desenvolver uma sequência didática a fim de possibilitar ao grupo um estudo detalhado sobre as plantas, buscando uma visão ampla de sua biodiversidade, a importância e consciência da responsabilidade que temos para sua preservação;Desenvolvendo a criatividade, a percepção e a comunicação através da história e dos diferentes gêneros textuais, proporcionando atividades orais e escritas.






A professora Salete, incentivou constantemente a prática da leitura de livros que envolvem a literatura infantil e caracterizou a importância das florestas para o planeta Terra incentivando sua preservação.


























quarta-feira, 4 de novembro de 2015

HALLOWEEN


O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de todos os santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, chegou em meados do século XIX. 
O dia das bruxas se infiltrou em nossas comemorações de forma tímida, pois o Brasil, país que celebra as coisas boas da vida, não se vê em meio a festividade aos mortos. Apesar de sua pequena influência, pode ser vista em escolas, clubes e shoppings de várias cidades. Todas as turmas em comemoração ao halloween, passaram o período de aula fantasiados e maquiados em comemoração ao dia. Também houve desfile para apreciação das fantasias e apresentação do 1° ano "A"  com a música thriller. 


















Trabalhos realizados pelo 3° ano "B"
Professora de Arte Ana Paula.

Trabalhos realizados pelo 3° ano "B"
Professora de Arte Ana Paula.