quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Filtro Dos Sonhos

O presente da aranha…
Diz a lenda que uma aranha fiava sua teia bem próximo à cama da avó (Nokomi), que todos os dias a observava. Dias depois o neto dela entrou no quarto, viu a aranha na teia, e resolveu matá-la com uma pedra, mas a avó não deixou. Mesmo tendo achado muito estranho, o garoto respeitou a vontade da avó. A idosa voltou a observar então o trabalho da aranha, enquanto o animal olhou para a velha mulher e disse: “Obrigada por salvar minha vida. Vou dar-lhe um presente por isso. Na próxima Lua nova vou fiar uma teia na sua janela. Quero que você observe com atenção e aprenda como tecer os fios, porque esta teia servirá para capturar todos os maus sonhos e energias ruins e um pequeno furo no centro vai deixar os sonhos bons passarem e chegarem até você”.
Quando a Lua chegou, a aranha começou a tecer a teia mágica, observada pela avó que não escondia tamanha felicidade pelo presente. De tempo em tempo a aranha dizia para a senhora aprender, até que exausta a avó adormeceu.
Ao surgirem os primeiros raios de sol no céu, a brisa trouxe penas de pombo, que ficaram presas a teia e um corvo que pousou ali também deixou uma longa pena pendurada.
Entre as malhas da teia, o Pai Sol sorria e a avó, feliz com tanta beleza, resolveu ensinar todos da tribo a fazerem os filtros de sonho e por décadas estes objetos vêm afastando pesadelos de muitas pessoas.
Os alunos do 6° ano "A" e 7°ano "A" nas aulas de Arte, professora Elenita Zambonim, aprenderam e confeccionaram essa instrumento indígena americano usado para as pessoas dormirem com tranquilidade. Aprendendo também o uso das medidas exatas, geometria, concentração em tear e a harmonia das cores.









terça-feira, 27 de outubro de 2015

Op-art

É um movimento artístico que tem por objetivo dar movimento às pinturas, Victor Vasarely foi o pioneiro entre os artistas no aprimoramento dessa arte.
A op-art é produzida através da combinação de figuras geométricas especialmente em preto e branco, essas combinações dão ao espectador a impressão de que a imagem na tela está em movimento.
Sendo assim, os alunos do 9° ano "A" e "B", com a professora  de Arte Elenita Zambonim, se propuseram a identificar a modalidade artística Op Arte; Explicar as principais características da Op Arte;
O trabalho foi composto de pesquisa realizada na sala de informática, aulas expositivas, com exposição de imagens e atividades dialógicas desenvolvidas pelos alunos com a intervenção da professora.

Victor Vasarely - Pintor - Op-art
Trabalhos realizados pelas turmas do 9° ano "A" e "B"       










quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Comunicado!


      O município de Fraiburgo amanheceu sentindo os reflexos da chuva que ocorreu de forma incessante durante a madrugada e início da manhã. Em alguns momentos essa chuva veio acompanhada de granizo atingindo principalmente os bairros São Sebastião e Jardim América. Na manhã de hoje o prefeito Ivo Biazzolo e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Helio de Bairros percorreram os pontos mais atingidos na cidade e no interior. 
De acordo com a Defesa Civil Municipal nas últimas 12 horas choveu em Fraiburgo cerca de 80 mm. Por volta do meio-dia de hoje a Defesa Civil emitiu comunicado alertando a população do centro da cidade. Em virtude do volume de chuvas o Lago das Araucárias está prestes a transbordar. Neste sentido reforça que os moradores do centro e arredores tomem providências para evitar transtornos e possíveis prejuízos materiais, visto que a chuva deve persistir nas próximas horas. 
A Secretaria Municipal de Educação informou que virtude do mau tempo, as aulas estão suspensas na tarde de hoje (22/10) na Rede Municipal de Ensino. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3256-4250. 
As famílias atingidas podem entrar em contato pelo com a Defesa Civil Municipal pelo telefone (49) 9197-2280 ou 3908-2045.


Ascom Município de Fraiburgo
Jornalista - Andréa Melo





segunda-feira, 19 de outubro de 2015

2° Encontro Família e Escola SEFE





Palestra com Marcos Meier

A Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes tem a honra de convidar a todos os pais,
professores, diretores, coordenadores e equipe multidisciplinar  para o 2º Encontro Família e 
Escola com o palestrante Marcos Meier, uma parceria com o Sistema SEFE.

Data:  21 de outubro às 19:30 horas 
Local: Centro de Eventos Sebastião Andrade dos Santos

Tema:

"Limites: Como Largar Sem 

Abandonar 

e Segurar Sem Prender







quinta-feira, 15 de outubro de 2015

15 de Outubro Dia do Professor!

Hoje é dia de homenagear aqueles que todos os dias com sua dedicação, esforço e paixão cuidam das mentes do amanhã. Como tal, gostaria de em nome de toda a comunidade escolar, desejar um feliz dia do professor a todos os nossos estimados professores!

Sem vocês esta escola nada seria, pois de vocês depende o seu bom funcionamento. Nas suas mãos todos os dias são colocados os homens e as mulheres do futuro, e com todo profissionalismo vocês os orientam, educam, ensinam e cuidam.

Um grande obrigado em nome de todo o C.E.M São Sebastião pela dedicação de todos vocês! Que a esperança e a paixão pelo ensino jamais esmoreçam em seus corações e que o futuro sucesso dos seus alunos se transforme em sua maior recompensa.




















                                          

                                                                                 

Oração do professor


Dai-me, Senhor, o dom de ensinar, dai-me esta graça que vem do amor.
Mas, antes do ensinar, Senhor, dai-me o dom de aprender.
Aprender a ensinar, aprender o amor de ensinar.
Que o meu ensinar seja simples, humano e alegre, como o amor.
De aprender sempre.
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe.
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
Que meus conhecimentos não produzam orgulho, mas cresçam e se abasteçam da humildade.
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas, mas animem as faces de quem procura a luz.
Que a minha voz nunca assuste, mas seja a pregação da esperança.
Que eu aprenda que quem não me entende precisa ainda mais de mim, e que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender, para que eu possa trazer o novo, a esperança, e não ser um perpetuador das desilusões.
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender. Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.


Parabéns por vocês serem aquelas pessoas em quem nos espelhamos. Aos nossos queridos Professores, um muito obrigado!



























   


sexta-feira, 9 de outubro de 2015

SEMANA DA CRIANÇA!

semana da criança!

 No Brasil, o Dia das Crianças é comemorado em 12 de outubro. Essa data foi criada na década de 1920, através de uma proposta do deputado Galdino do Valle Filho. A Câmara aprovou a ideia e dia 12 de outubro se tornou oficialmente o dia das crianças com o Decreto nº. 4867 de 5 de novembro de 1924.
Sendo assim, o CEM São Sebastião, realizou algumas atividades diferentes em virtude desta semana especial.
  • dia do cinema com muita pipoca e ação;
  • tarde de calor com  muito sorvete e frescor.
  • torta salgada para toda a moçada.
Além destas brincadeiras dirigidas também foram realizadas atividades pedagógicas  em sala referente a data.
As crianças do Pré II ao 5° ano receberam bolas e pirulitos.


"O AMOR DE UMA CRIANÇA TEM TANTA CANÇÃO PARA NASCER,
CARINHO E CONFIANÇA, VONTADE DE VIVER".











sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Dia da Secretária


Homenagem 30 de Setembro
Dia da Secretária

Aliciane,
a boa execução do seu trabalho repercute no nosso, por isso, agradecemos seu empenho e dedicação.





Lembramos de você neste dia mais do que especial, pessoa competente, dedicada e muito importante para nós. Temos profunda admiração por essa habilidade, agilidade e dedicação para fazer tudo ao mesmo tempo e da melhor maneira possível. Esse é seu dom Secretária. Que Deus possibilite a realização de todos os teus sonhos, abençoe, proteja e ilumine a sua vida.

Abraço Carinhoso!
Parabéns pelo seu dia!
Equipe CEM São Sebastião.